LOGO_COLOR.png

ARTRITE REUMATÓIDE

É  Doença inflamatória crônica autoimune, ataca membranas sinoviais e vísceras.

É mais comum se manifestar em mulheres

• A partir de 30 a 40 anos é mais comum, na população em geral
  • Também pode acometer adolescentes, porém é menos comum
  • Mulheres prevalecem a partir de 60 anos,
  • Cerca de 0,46% de brasileiros e 1% da população mundial, sofrem com essa doença

Sua  Causa é desconhecida. Fatores hormonais, infecciosas, emocionais, podem ter ligação

Ela acontece porque as  Células T e B, e macrófagos atacam membrana sinovial.

Características Clínicas: Rigidez matinal, predomina articulações pequenas periféricas (falanges, tornozelos, joelhos), dor, edema, vermelhidão, calor e deformação articular, febre baixa.

Diagnóstico (exame físico ou testes ortopédicos): Nódulos reumatoides (cistos periféricos à articulação), artrite simétrica, predomina periférica, rigidez matinal, falanges, mais de três articulações acometidas.

Diagnóstico (exames complementares): PCR-, fator reumatoide +

Evolução: Lesões ósseas e articulares, irreversíveis, instabilidade de cervical alta, maior risco de mortalidade precoce, prejudica pulmões e rins.

Pode ser confundida com  Artrites reumáticas, infecciosas, metabólicas, LER, DORT.

A Quiropraxia pode ajudar muito a essas pessoas que sofrem com essa doença, fazendo com que as crises se tornem mais leves e menos frequentes. Além disso, a Quiropraxia promove o melhor funcionamento de todo o corpo, sistema nervoso, etc. Fazendo com que a matéria (corpo) tenha melhores condições de passar pelo período da crise (ciclo da doença auto imune)